sábado, 23 de agosto de 2014

estudando os arquétipos do tarot
4.  O IMPERADOR

Principio masculino, racionalidade, princípio da realidade, ação, consciência, responsabilidade, figuras masculinas de poder (pai,chefe), mente

no processo terapêutico:

Pessoa dedicada demais a tudo o que é prático e racional, justamente por saber que isto lhe falta de maneira natural. Pessoa controladora (de si e dos outros), ou, se for para o outro lado, revoltada com todas as figuras de poder. Falta de senso prático, excesso de ilusões e fantasias, falta de concretude. Problemas com figuras de poder, como chefes. Racionaliza demais como mecanismo de defesa. Falta do princípio da ação, pessoa acomodada. Falta de contato com a realidade, vive no mundo mental, das idéias, sem concretizar nada. Problemas em se destacar do todo em encontrar soluções na vida profissional. É preciso saber que é senhor de si, seu próprio imperador, e necessita incorporar o arquétipo para ser mais si mesmo.
competitivo, egoista, dominador, autoritário, impaciente

Principais Características
  • ·         pioneiro, líder, iniciador,
  • ·         necessidade de ação (transforma através de atividades)
  • ·         novos começos, autoridade, força
  • ·         assertivo, provedor, paternidade

“Eu confio em meu poder. Eu governo servindo, sirvo governando”.

Orientações

Momento de questionamento acerca de até que ponto você realmente manda em sua vida, define seus objetivos e os concretiza materialmente. Pode sentir um impulso interno ou estar em conflito em relação a assumir posições de maior responsabilidade, autoridade ou liderança.

Para conectar e integrar o arquétipo do Imperador é solicitado desenvolver a autonomia e a independência na vida prática. Você precisa deixar de projetar seu lado masculino em seu pai, chefe, marido ou qualquer figura que represente a autoridade, autoproclamando-se como a única autoridade competente para mandar em sua própria vida. Rompa as correntes dos condicionamentos repressivos. Defina seus próprios objetivos e conquiste sua independência financeira.


O caminho do crescimento é se colocar numa fase de trabalho e realizações materiais com dedicação, firmeza, confiança e empenho. Ir se auto-afirmando e assumindo sua autoridade em sua vida. Colocar os pés no chão e com a toda a sua energia, fazer florescer este solo; ver plantados no chão seus sonhos realizados; olhar para eles e vê-los prontos; permitir que o mundo olhe para eles; e principalmente, estar preparados para este olhar, qualquer que seja. O Imperador traz a consciência da força do seu reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário